O AutoCAD é um programa (software), que se enquadra no conceito de tecnologia CAD é utilizado mundialmente para a criação de projetos em computador. Na verdade, AUTOCAD é o nome de um produto, assim como Windows, Office (Word, Excel,...), etc. Existem outros softwares de CAD como MicroStation, VectorWorks, IntelligentCad; para modelamento tridimensional e paramétricos como Catia, Pro Engineer, Solid Works, Solid Edges, etc.
Aplicabilidade - Muitos dos programas CAD que existem no mercado aplicam-se a uma necessidade especifica, como arquitetura, mecânica, elétrica, geoprocessamento entre outras.
Aspectos básicos
O AutoCad é um software gráfico de CAD (Desenho com Auxílio do Computador), não é apenas uma forma de
desenhar
no
computador, mas
uma forma
de modelar o seu desenho por computador. Ele nos dá a possibilidade de verificar e testar idéias diferentes para
descobrir se realmente funcionam.
Dentro da
evolução
do AutoCAD um dos
passos mais transcendentais
é
a constante atualização e aperfeiçoamento das versões, buscando com isto facilitar a vida dos usuários e profissionais da área de desenho assistido pelo computador. Esta evolução oferece uma interface de usuário intuitiva, destinada a facilitar o seu aprendizado, num tempo muito menor do que antigamente. Pode-se adaptar ao computador e ao sistema usado por este, oferecendo ao mesmo tempo menus
e janelas de diálogo que os outros programas também
mostram ao trabalhar seu sistema. Assumindo a aparência dos outros programas, age como eles. É por esta razão que o AutoCAD, facilita seu aprendizado.
De outro lado, dentro das últimas versões, as janelas de dialogo, proporcionam um maior controle da estética do traçado, possibilitando o controle individual do peso da linha de cada pena do graficador, armazenando até quatro tamanhos diferentes
de
papel
especificados pelo
usuário,
além de usar
os tamanhos standarizados. Também e possível guardar múltiplas combinações de formatos de linhas, cores, larguras e velocidades do traçado.
Referente
à
segurança, as ferramentas para recuperar o banco de dados da versão, podem verificar automáticamente a integridade dos arquivos de desenho e consertar aqueles que tiverem falhas no disco duro.
O AutoCad encarrega-se, de armazenar de maneira periódica e automática, suas informações para evitar a perda de dados, decorrentes de eventuais quedas de energia ou de outros imprevistos.
Pode mencionar-se
também
que
o
AutoCad, através das janelas de
diálogos evitam, eventuais problemas com a perda o extravio de documentos ou desenhos, pois e possível conseguir um listado rápido e logico dos arquivos, facilitando sua localização e uso posterior.
A manipulação de informação que não é gráfica, torna-se mais flexível com a extensão
SQL do
AutoCAD, o
que
facilita o entrelaçado dos desenhos do AutoCAD, com sistemas externos de
bancos de
dados, facilitando o aceso automático
a diversas fontes
de informação associadas com os desenhos, por
exemplo, um cadastro de materiais ou uma estrutura de custos.
O Autocad como modelador
Geralmente, Cad é considerado instrumento de automação de desenho, mas o CAD,
na realidade, é muito mais. Para entender todos os seus benefícios, você deve pensar nele como um médio de modelar um projeto no computador e não como uma ferramenta caprichosa de desenho.
Quando você começa a pensar no CAD como uma ferramenta de modelagem, pode visualizar um mundo novo de possibilidades. CAD permite testar diferentes idéias, para
descobrir se realmente funcionam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário