Publicado por
Rodolfo Stonner
5 porquês (5 Whys): Tem uma importância grande para identificar a causa básica (Análise da Causa Básica), ou seja, aquela que se
for efetivamente corrigida, evitará o reaparecimento do problema, ao contrário
das ações sobre as causas imediatas, que cuidam apenas dos sintomas. Os “5 porquês” é uma ferramenta simples e
útil para isto.
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PORQUÊS – CONCEITO
O conceito fundamental é de que, acerca de um
determinado problema, perguntar reiteradamente o “porquê” (evidentemente não é
uma regra fixa de que devam ser 5 perguntas.. cinco é apenas um número bastante
usual na utilização da técnica) irá remover as canadas de causas imediatas que
cobrem e escondem a causa básica.
Um comentário linguístico: a rigor, a técnica
deveria ser denominada “5 por quês” por tratar-se de pergunta, onde as duas
palavras são separadas. No entanto, é mais comum encontrar a referência a “5
porquês”. Ademais, esta última forma facilita a busca na Internet, por
considerar a palavra como um todo, e não duas palavras distintas (no Google, a
busca por ..5 por quês… gera cerca de
120.000.000 de resultados, enquanto a busca por …5 porquês… gera cerca de 668.000
resultados).
A técnica se tornou bastante popular após a
década de 70, com a intensa utilização da ferramenta pela Toyota, e posterior incorporação desta
ferramenta nas práticas de “Six Sigma”.
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PORQUÊS – VANTAGENS DE SEU USO
A ferramenta se popularizou devido alguns
benefícios imediatos:
Permite identificar a causa básica do
problema; para identifica-la, basta para cada resposta avaliarmos se a correção
desta causa evitará o surgimento do problema: caso negativo, devemos mais uma
vez fazer a pergunta “Por quê?”; caso contrário, identificamos a causa básica;
Identifica claramente as relações entre as
possíveis causas imediatas com a causa básica;
Utilização extremamente simples; não requer
uso de ferramentas estatísticas;
Baixo custo;
Comprometimento: pelo fato de ser uma
ferramenta extremamente simples, permite o envolvimento de diversos níveis
funcionais; a partir do envolvimento no problema e na busca de soluções,
cria-se o comprometimento com a solução;
Flexibilidade: sua utilização é compatível
com o uso de outras técnicas de identificação de causa básica.
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PORQUÊS – EXEMPLOS
Exemplo 1 – A máquina de usinagem por comando
numérico vem falhando repetidamente.
1°
porquê:
Por quê a máquina vem falhando?
Porquê a placa mãe está queimando
frequentemente.
2°
porquê:
Por quê a placa mãe tem queimado
frequentemente?
Porquê ela está superaquecendo.
3°
porquê:
Por quê a placa mãe está superaquecendo?
Porquê não está sendo adequadamente
ventilada.
4°
porquê:
Por quê não está sendo adequadamente
ventilada?
Porquê o filtro de ar está sujo.
5°
porquê:
Por quê o filtro de ar está sujo?
Porquê não há uma programação de manutenção
preventiva informando as datas de limpeza de filtro. Isto evitará o ressurgimento do problema,
sendo portanto a causa básica (falta de programa de manutenção preventiva).
Exemplo 2 – Óleo lubrificante está vazando da
máquina
1°
porquê:
Por quê o óleo lubrificante está vazando?
Porquê um selo rompeu.
2°
porquê:
Por quê o selo rompeu?
Porquê entrou o óleo lubrificante está
contaminado com rebarbas metálicas.
3°
porquê:
Por quê o óleo lubrificante está contaminado
com rebarbas metálicas?
Porquê um filtro do sistema de lubrificação
se rompeu.
4°
porquê:
Por quê o filtro do sistema de lubrificação
se rompeu?
Porquê o filtro do sistema de lubrificação
está mal posicionado.
5°
porquê:
Por quê o filtro do sistema de lubrificação
está mal posicionado?
Porquê houve uma falha de projeto. Reavaliar
o projeto e realocar o filtro evitará o ressurgimento do problema, sendo
portanto a causa básica (falha de projeto).
Exemplo 3 – Esta máquina não está produzindo
o número previsto de peças
1°
porquê:
Por quê a máquina não está produzindo a
quantidade esperada?
Porquê a eficiência do processo é baixa.
2°
porquê:
Por quê a eficiência do processo é baixa?
Porquê há perda de tempo no ciclo do processo.
3°
porquê:
Por quê há perda de tempo no ciclo do
processo?
Porquê há demora no carregamento das peças.
4°
porquê:
Por quê há demora no carregamento das peças?
Porquê o operador da máquina tem que caminhar
5 metros para apanhar novas peças para reposição.
5°
porquê:
Por quê o operador da máquina tem que
caminhar 5 metros?
Porquê o layout está inadequado. Rever o
layout de modo que as peças a serem repostas fiquem mais próximas da máquina
aumentará a eficiência do processo, sendo esta portanto a causa básica (layout
inadequado).
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