Por onde começo a implantar a
Qualidade?
No
livro Housekeeping – Eliminando
o Desperdício da Empresa, conto que certa vez perguntaram ao
professor Kaoru Ishikawa, um dos “gurus da qualidade” e que criou em maio de
1950 um modelo prático para o combate às causas de perdas e desperdícios, ao
qual deu o nome de “Regra dos 5S”, como
deveriam iniciar a implantação da Qualidade na empresa, ele respondeu: “Qualquer
programa de qualidade total se deve começar por uma faxina geral”, e
aconselhou: “Comece varrendo! O housekeeping é uma grande faxina física e
mental.”
Através
de uma visão simplista é um programa de melhoria comportamental –
eu até arriscaria dizer, de auto-educação – ele é mais do que uma limpeza
material, o Housekeeping envolve uma mudança de
postura e atitude, por parte de cada uma das pessoas da
organização. A adoção da filosofia 5S implica, portanto, uma
transformação permanente do ambiente e da cultura organizacionais.
A
técnica foi desenvolvida no Japão e utilizada inicialmente pelas donas-de-casa
para envolver todos os membros da família na administração da
organização do lar.
No
final dos anos 50, início dos anos 60, quando os executivos das indústrias
japonesas começaram a implantar o sistema de Qualidade Total em suas empresas, eles perceberam que a
técnica de Housekeeping, utilizado pelas donas-de-casa, seria um
programa básico para o sucesso do sistema.
Cabe
agora um a importante informação: empresa de qualquer porte ou segmento, lojas,
escritórios e donas de casa podem – e devem – se beneficiar da técnica de housekeeping,
conseguindo obter melhores resultados com menor esforço.
É
um programa simples de ser aplicado. Por meio de trabalhos de racionalização,
organização, limpeza, conservação e disciplina sua empresa se transformará num
ambiente saudável para todos os colaboradores, clientes e fornecedores. No Brasil a técnica housekeeping é
popularmente conhecida por 5S, iniciais dos cinco sensos ou palavras em língua
japonesa que orientam o programa:
1.
Seiri – Senso de Seleção
Significa utilizar os recursos
disponíveis de acordo com a necessidade e adequação, evitando excessos,
desperdícios e má utilização.
2.
Seiton – Senso de Ordenação
Ordenar é organizar, de forma
sistemática, os meios de trabalho (objetos, dados e equipamentos), de modo a
ter acesso rápido e seguro a eles para sua utilização a qualquer momento.
3.
Seiso – Senso de Limpeza
É um compromisso, assumido
pelos integrantes da organização, de responsabilidade pela limpeza de todos os
aspectos do ambiente de trabalho e garantia de que ele seja aprimorado
continuamente.
4.
Seiketsu – Senso de Bem-Estar
É a eliminação de fatores que
possam atuar negativamente sobre as pessoas no ambiente de trabalho.
5.
Shitsuke – Senso de Autodisciplina
A autodisciplina é o
cumprimento da missão e o aprimoramento do desempenho, de modo espontâneo, sem
a necessidade de coação por parte da hierarquia ou pressão de grupo de pessoas.
Recomendo que a empresa
contrate um consultor com conhecimento na área para ministrar cursos e
acompanhar o programa da empresa e ajudá-los a elaborar um relatório mensal
sobre desempenho da equipe.
O housekeeping deve
ser implementado com o objetivo específico de melhorar as condições de trabalho
e criar um “ambiente da qualidade”, ou seja, iniciar uma cultura da empresa que
favoreça o aprimoramento contínuo.
Qualquer
programa de melhoria necessita de cinco fatores-chave: (1) Educação e
Treinamento; (2) Envolvimento de todos; (3) Metodologia
adequada; (4) Assessoria de um consultor externo; e, (5)
Apoio incondicional da alta-direção.
Por fim, a resposta que todos
gostariam de ter feito: “o tempo médio de implantação”. Ele varia de 3 a
6 meses de acordo com a maturidade e porte da empresa.
Agora
que você conhece os preceitos do housekeeping comece agora
mesmo a aplicá-lo. Os benefícios são inúmeros, pois a eficiência e a
produtividade aumentam enquanto que o esforço necessário para realizar a mesma
atividade diminui.
Pense nisto!
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