Uma
maneira de demonstrar sua competência é compartilhar seus
conhecimentos. Ensinar, estimular a participação, fornecer lições e
caminhos. Tudo isso pode ser muito melhor quando você está preparado
para interagir com sua equipe em sala de aula
Os líderes que se empenham no desenvolvimento de suas equipes,
transmitindo ideias, estimulando a participação, compartilhando
experiências e informações, são os verdadeiros construtores de
conhecimento. Agora, diante dessa postura, descobrir uma forma de reunir
as pessoas é tarefa fácil, bastam algumas dicas.
1) Aprendizagem diferenciada
No Brasil, as empresas começaram a acordar somente agora para a
importância da modernização das suas técnicas de treinamento. Neste
cenário, o uso de novas tecnologias vem se tornando a grande solução
para as empresas se manterem competitivas no mercado onde atuam. Mas
também é preciso saber usá-las a seu favor. Portanto, esqueça o modelo
de aula tradicional. Lousa, apostila, atividades… Tudo agora é dinâmico,
rápido, tecnológico.
2) Para que serve o treinamento, mesmo?
Descreva claramente o que você quer que os treinandos sejam
capazes de fazer após terem concluído o treinamento. Os objetivos de
treinamento precisam ser específicos, mensuráveis e realistas. Queremos
saber o que vamos fazer, se será realmente útil em nosso cotidiano e
quais ganhos teremos como profissionais e pessoais.
3) Um bom ambiente faz diferença
Seu treinamento pode durar apenas 60 minutos ou 480.
Independentemente da duração vale lembrar que os participantes irão:
pensar, se movimentar, sentar, formar grupos, visualizar a tela/lousa…
Portanto, não é só uma questão de arrumar as cadeiras. Conforto,
climatização e mobilidade devem fazer da arrumação do ambiente, criando
assim um espaço propicio ao aprendizado. É muito importante pensar no
conforto dos treinandos. Não deixe ninguém se contorcendo para enxerga a
lousa/tela, ou que se “aninhem” num canto da sala para se aquecerem
devido o fluxo “congelante” do ar condicionado.
4) Seja um instrutor atento
Em sala de aula o treinando que pergunta merece, digo, tem o
direito de obter respostas. Jamais os ignore. Se não souber responder
diga que irá pesquisar… Assim que puder (o mais rápido possível)
esclareça suas dúvidas.
5) Deixe um pouco de si
Os estímulos motivacionais das empresas servem de combustível para o
trabalho ser mais eficiente. É papel do instrutor/facilitador
proporcionar aos treinandos uma ampla reflexão sobre como realizar
pequenas e grandes mudanças no ambiente de trabalho. Porém, você pode
fazer muito mais. Deixe um pouco de si, entregue, compartilhe suas
experiências de vida. Conte suas histórias. Isso faz muita diferença,
pode acreditar!
6) Você fez tudo certo?
Para que um treinamento seja eficaz, ao término os treinandos
devem sentir que foram comprometidos, ouvidos e que assimilaram as
informações corretas. Em geral, as empresas perdem muito tempo com
treinamentos/reuniões improdutivas pela falta de planejamento inicial e o
estabelecimento de metas a serem atingidas. Um roteio/pauta objetiva,
clareza nas informações e foco sempre ajudam.
Por fim, os treinamentos presenciais incluem jogos, atividades
de dinâmica de grupo e relacionamento interpessoal. São os instrumentos
que garantem o maior desenvolvimento pessoal. Afinal, desenvolver a
qualificação e o potencial das pessoas facilita um maior desempenho,
aceitação de maiores responsabilidades e comprometimento com os
resultados organizacionais. Espero ter ajudado!
Débora Martins
Palestrante, Consultora, Jornalista, Autora e
Especialista no gerenciamento das relações entre empresas e clientes.
Reconhecida com o troféu “Destaque Empresarial Feminino” 2013 na Câmara
Municipal de São Paulo.
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