15 setembro, 2008

SISTEMAS CAD e suas vantagens ...



O AutoCAD é um program(software), que se enquadra no conceito de tecnologia CAD  é utilizado mundialmente para a criação dprojetos em computador. Na verdade, AUTOCAD é o nome de um produto, assim como Windows, Office (Word, Excel,...), etc. Existem outros softwares de CAD comMicroStation, VectorWorks, IntelligentCad; para modelamento tridimensional  e paramétricos como Catia,  Pro  Engineer,  Solid  Works, Solid Edges, etc.
Aplicabilidade - Muitos dos programas CAD que existem no mercado aplicam-se a uma necessidade especifica, como arquitetura, menica, elétrica, geoprocessamento entre outras.
 
Aspectos básicos
 
O AutoCad é um software gráfico de CAD (Desenho com Auxílio do Computador), não  é apenas uma  forma  de  desenhar  no  computador,  mas  uma  forma  de modelar o seu desenho por computador. Ele  nos a possibilidade de verificar e testar idéias diferentes para descobrir se realmente funcionam.
Dentro  da  evolução  do  AutoCAD  um  dos  passos  mais  transcendentais  é  a constante atualização e aperfeiçoamento das versões, buscando com isto facilitar a vida dos usuários e profissionais da área de desenho assistido pelo computador. Esta evolução oferece uma interface de usuário intuitiva, destinada a facilitar o seu aprendizado, num tempo muito menor do que antigamente. Pode-se adaptar ao computador e ao sistema usado por este, oferecendo ao mesmo tempo menus e janelas de diálogo que os outros programas também mostram ao trabalhar seu sistema. Assumindo a aparência dos outros programas, age como eles. É por esta razão que o AutoCAD, facilita seu aprendizado.
De outro lado, dentro das últimas versões, as janelas de dialogo, proporcionam um maior controle da estética do traçado, possibilitando o controle individual do peso da linha de cada pena do graficador, armazenando a quatro tamanhos diferentes  de  papel  especificados pelo  usuário,  além  de  usar  os  tamanhos standarizados. Também e possível guardar múltiplas combinações de formatos de linhas, cores, larguras e velocidades do traçado.
Referente  à  segurança,  as ferramentas para recuperar o banco de  dados da versão, podem verificar autoticamente a integridade dos arquivos de desenho e consertar aqueles que tiverem falhas no disco duro.
O AutoCad encarrega-se, de armazenar de maneira periódica e automática, suas informações para evitar a perda de dados, decorrentes de eventuais quedas de energia ou de outros imprevistos.
Pode  mencionar-se  também  que  o  AutoCad,  através das janelas de  diálogos evitam, eventuais problemas com a perda o extravio de documentos ou desenhos, pois e possível conseguir um listado rápido e logico dos arquivos, facilitando sua localização e uso posterior.

A manipulação de informação que não é gráfica, torna-se mais flexível com a extensão  SQL do  AutoCAD, o que facilita o entrelaçado dos desenhos do AutoCAD, com  sistemas  externos de bancos de dados, facilitando o aceso automático a diversas fontes  de informação associadas com os desenhos, por exemplo, um cadastro de materiais ou uma estrutura de custos.


O Autocad como modelador

Geralmente, Cad é considerado instrumento de automação de desenho, mas o CAD, na  realidade, é muito mais. Para entender todos os seus benefícios, você deve pensar nele  como um dio de modelar um projeto no computador e não como uma ferramenta caprichosa de desenho.
Quando você começa a pensar no CAD como uma ferramenta de modelagem, pode visualizar um mundo novo de possibilidades. CAD permite testar diferentes idéias, para descobrir se realmente funcionam.

Postar um comentário