29 dezembro, 2012

Como Executar Planos De Ação?

Gestão pela qualidade total...

Temos aqui neste blog vários posts falando de Planejamento, PDCA, Melhoria Contínua, Normas ABNT, etc, hoje vamos falar da importância de executar planos de ação. O plano de ação é uma ferramenta simples que trata basicamente de que um conjunto de tarefas ou atividades que sejam tomadas para que se atingir um objetivo ou uma meta.
Mas como cada vez mais temos uma demanda sobre “como fazer isso no dia a dia” além do conceito, as pessoas querem saber como aplicar os conhecimentos na prática, no trabalho e na vida.
Imaginemos o caso então em que você foi convocado à realizar algo novo, organizar um evento, uma reunião ou mesmo pequeno projeto de mudança de móveis de um departamento. Por mais que isso possa assustar, com um bom plano de ação as coisas podem transcorrer de forma tranquila e vamos dar um exemplo disso. Nosso exemplo é: Organizar a festa de aniversariantes do mês na empresa.
Uma observação importante é que um bom plano de ação deve ter informações suficientes para envolver as pessoas e definir os responsáveis, por isso um bom plano de ação costuma conter o 5W2H.

Vamos Ao Exemplo:

TabelaPlanoAcao2
Procure criar um controle simples, pode ser em um quadro branco, flipchart, Excel, ou software específico para isso, mas certifique-se que o escopo do projeto esteja correto e claro para todos os envolvidos, crie um 5W2H e se vale a pena usar o PDCA para acompanhar o seu plano de ação.

Jeison Arenhart De Bastiani

Nenhum comentário: